top of page

neuroreabilitação

Reabilitação Cognitiva

 

O Processo de Reabilitação ou Habilitação Neuropsicológica se inicia geralmente, quando há a ocorrência de prejuízos por conta de alteração ou perda nas funções cognitivas, emocionais e comportamentais por motivos primários ou secundários.

 

É um processo multi e interdisciplinar, que envolve vários profissionais como neuropsicólogos, fonoaudiólogos, terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas, pedagogos entre outros, além do que, a participação dos familiares e cuidadores são de extrema importância, não somente para que os objetivos e resultados sejam alcançados, mas para que haja maior motivação e engajamento por parte do paciente em relação à adesão ao tratamento.

O processo de Reabilitação ou Habilitação Neuropsicológica visa tornar o indivíduo o mais independente possível, e deve ser baseado nas necessidades reais do paciente, do seu estilo de vida e de seus valores, assim será possível criar estratégias e planos de ações para uma melhor adaptação.

Em alguns casos pode se chegar às condições cognitivos anteriores a lesão, entretanto, dependendo da extensão do trauma, perdas podem ser irreversíveis. Contudo, em todos os casos, os tratamentos sempre serão de elevar a capacidade do paciente ao nível máximo e possível para ele, trazendo-lhe uma melhor qualidade de vida.

bottom of page